Os Pressupostos básicos da PNL
A PNL está apoiada em algum princípios que servem orientação para qualquer pessoa que se utiliza de suas ferramentas realizar alguma coisa. Esses princípios são chamados de pressuposições porque pressupõe-se que sejam verdadeiros. Não são verdades universais ou irrefutáveis. Servem apenas de orientação.
- O mapa não é o Território. Cada pessoa interage com o mundo de acordo com a maneira como ela interpreta os acontecimentos. A interpretação que cada pessoa faz dos acontecimentos são resultado do seu aprendizado individual. Se eu perguntar o que o é o amor a dez pessoas, ouvirei dez respostas totalmente diferentes de cada uma delas. As pessoas interagem com o mundo através de seus mapas da realidade e não através da realidade em si. A PNL não muda a realidade, mas ajuda a pessoa a interpretar melhor a realidade, mudando sua forma de atuar para conseguir melhores resultados.
- Todo comportamento tem uma intenção positiva. As pessoas agem de acordo com os seus interesses. Elas sempre têm alguma boa razão por trás de seus comportamentos. Muitas vezes esses comportamentos são prejudiciais a outras pessoas, mas de acordo como o mapa de quem está agindo, há sempre uma justificativa, uma explicação para agir daquela maneira. Porque uma pessoa fuma sabendo dos malefícios do fumo para a saúde? Porque ajuda a relaxar, diz a pessoa estressada. A intenção positiva dessa pessoa está bem clara segundo o seu mapa: O fumo ajuda a relaxar. A PNL procura encontrar a intenção por trás do comportamento, e oferecer uma alternativa com a qual a pessoa concorde sem se sentir prejudicada. No momento em que uma alternativa inteligente e melhor for encontrada, a pessoa opta naturalmente por ela.
- Ter escolhas é melhor do que não ter escolhas. A medida que enriquece o seu mapa e melhora sua interpretação da realidade, a pessoas torna-se mais flexível e passa a perceber mais possibilidades, passando a ter mais escolhas. A pessoa com mais escolhas têm mais facilidade escolher e as melhores chances de atingir seus objetivos.
- Não há fracasso, apenas feedback e oportunidades renovadas de sucesso. Cada tentativa sem sucesso coloca a pessoa mais próxima da sua meta. Thomas Edson ao falhar 999 vezes tentando criar a lâmpada disse, haver descoberto 999 maneiras de como não inventar a lâmpada. A cada tentativa frustrada, a pessoa aprende algo novo e pode desenvolver novas estratégias que a deixarão mais próxima do seu objetivo. O importante é não desistir nunca dos seus sonhos, por mais difíceis que eles pareçam.
- Mente e corpo estão interligados e fazem parte do mesmo sistema. O que você sente no seu corpo afeta sua mente e o que você pensa afeta o seu corpo. Muitas doenças são psicossomáticas. São resultados da nossa maneira de pensar. O stress, a ansiedade, o medo, a raiva, a mágoa impregnam nossa mente e afetam o equilíbrio e harmonia do corpo físico.
- Saber o que queremos nos ajuda a consegui-lo. Se temos metas claras e objetivos bem definidos, fica muito mais fácil a realização das nossas tarefas de cada dia. Quando temos bem claro em nossa mente o que queremos podemos avaliar o que está acontecendo conosco e calibrar se estamos nos aproximando ou nos afastando da nossa meta, ajustando o nosso comportamento para chegar mais perto do estado desejado.
- O mapa se torna o território. Aquilo em que você acredita é verdade para você. Mesmo que a pessoa esteja errada, ela vai lutar pelas coisas em que ela acredita. O importante não é a realidade em si, mas a interpretação que a pessoa faz da mesma. As crenças são profecias auto-realizadoras.
- Os recursos que precisamos estão dentro de nós. Todo ser humano, salvo situações especiais, possui todos os recursos de que precisa para realizar suas metas. Não existe nada impossível de ser realizado. O que a mente humana consegue pensar e acreditar, é possível realizar.
- O subconsciente trabalha para realizar tudo em que acreditamos. O nosso subconsciente não tem condições de distinguir entre o certo e o errado e trabalha incessantemente para nos proteger e nos ajudar a conseguir os nossos objetivos, sejam eles quais forem.
- O significado da mensagem é a resposta que obtemos. Se pedirmos água e a pessoa nos dá querosene é porque alguma coisa falhou no processo de comunicação. Houve algum tipo de ruído ou interferência. A pessoa não entendeu sua mensagem do jeito que você esperava que ela fosse entender ou deliberadamente resolveu contrariar o seu pedido.
- A habilidade de mudar o processo através do qual experimentamos a realidade é com frequência mais valioso do que mudar o conteúdo da nossa experiência da realidade. Como já falamos antes, o que realmente importa para o ser humano não é a realidade mas a maneira como a interpretamos.
- As pessoas respondem à sua experiência e não à realidade em si. Não há meios de determinamos o que é realidade. Um sonho é tão real para a mente humana como uma experiência em estado de vigília. Nossos sentidos, nossas crenças e nossas experiências nos fornecem um mapa do mundo para agirmos, porém o mapa não é o território, mas a melhor interpretação que conseguimos fazer da realidade. Como não é possível conhecer plenamente o território, assumimos nosso mapa como verdadeiro e mentalmente transformamos nosso mapa em território.